Tradições de Natal


Amanhã é Véspera de Natal! E por isso hoje venho falar-vos sobre as tradições de Natal da minha família. Felizmente tenho uma família bastante grande e por isso esta sempre foi uma das minhas épocas preferidas. Isto porque nada melhor do que ter a família toda reunida.

Véspera de Natal
Todos os anos passamos a véspera de Natal numa casa diferente, com a família do lado da minha mãe. Juntamo-nos ao final da tarde, cada um mais carregado que o outro com presentes e comida na mão. Toda a gente contribuí para este jantar. Geralmente temos sempre Bacalhau com Natas, Perú recheado, Cabrito, Lombo assado, enfim, comida não falta. Para além do prato principal temos sempre várias sobremesas como mousse de chocolate, baba de camelo, tarte de amêndoa, cheesecake, tudo caseiro, e os tradicionais fritos e famosas broas que a minha avó faz. Temos sempre várias mesas, as mesas dos "adultos" e a /as mesa/s das crianças (que é a minha também, apesar da maioria de nós já ter mais de 20 anos). Passamos horas à mesa, a rir, a conversar, a relembrar velhas histórias. E claro a petiscar de tudo um pouco, mesmo quando achamos que já não há espaço para mais nada.

Meia-noite
Perto da meia noite (nunca aguentamos até à meia noite mesmo) alguém vai então vestir o fato de Pai Natal (que de ano para ano fica cada vez mais incompleto), e distribui um presente por cada uma das "crianças" (mais uma vez, cá estou eu incluída). Depois de uma grande festa, o Pai Natal vai embora, trocam-se os restantes presentes e cada um começa lentamente a regressar a sua casa.

Uma tradição que a minha mãe começou há uns anos foi a de esconder mais uma lembrança em casa, pelo que, assim que eu e os meus irmãos chegamos a casa, vamos à procura desses presentinhos extra e depois ficamos até tarde a experimentar as coisinhas novas.

Almoço de Natal
No dia de Natal vestimos a roupa nova e levamos os nosso novos gadgets e prendas connosco para a continuação da festa. Almoçamos (tudo o que sobrou do dia anterior) todos juntos e sentamo-nos a conversar ou a ver filmes pela tarde fora.

Jantar de Natal
Ao final da tarde seguimos para casa dos meus avós paternos. Aqui passamos o jantar do dia de Natal, trocamos os presentes, conversamos, rimos, e aproveitamos o tempo que temos juntos.

Novas tradições
Este ano queremos introduzir uma nova tradição. A ideia deste ano é a de criarmos uma música ou uma peça de teatro a "gozar" uns com os outros, sendo que existem dois grupos: o grupo onde estão os meus pais e tios e o grupo da minha geração, ou seja, dos primos. Tenho a certeza que vai ser super engraçado, que vamos rir à gargalhada e que esta tradição vai continuar nos próximos anos.

Mal posso esperar :)

E vocês? Quais são as vossas tradições de Natal?

Comentários

  1. Adorei ficar a conhecer as tuas tradições! E acho que a ideia da música/peça de teatro tem tudo para ser muito engraçada :D

    ResponderEliminar
  2. Olá! Nunca aguento até a meia - noite era bom :) belas palavras e reais, um beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós este ano conseguimos! Nem sei como ahah

      Muito obrigada! Um beijinho e Feliz Natal :D

      Eliminar
  3. Não tenho muitas tradições e as que tinha, os meus pais deixaram de as fazer. Adorei ler as tuas tradições! Beijinhos e um santo Natal!

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca é tarde para começar algumas tradições novas ;)

      Beijinhos e um Feliz Natal Carolina**

      Eliminar
  4. Esta nova tradição que estão a tentar inserir é super gira!
    Nós aguentamos até à meia noite sempre e abremos prenda a prenda, para cuscuvilharmos tudo.
    Um bom Natal para ti e para a tua família!

    My Own Anatomy ✨

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora já posso dizer que foi muito fixe e que correu super bem. Espero que para o ano façamos outra vez hihi

      Nos abrimos tudo ao mesmo tempo e depois nunca sabemos o que ninguém recebeu. Isso é uma boa solução!

      Beijinho e Feliz Natal 🎄

      Eliminar
  5. r: Não podia faltar :D
    Vai correr bem, vais ver!

    Feliz Natal, com muito amor 💛

    ResponderEliminar
  6. Super amei conhecer um pouquinho do seu cantinho, arrasou no layout hein.
    As festas de fim de ano, tem muitas tradições pelas familias.
    È uma época maravilhosa.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Todos os anos passo o Natal em minha casa e não temos assim grandes tradições! Quero ver se este ano consigo por os meus pais e irmã a jogar ao bingo haha

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca é tarde para começar novas tradições ;) às vezes temos mesmo de ser nós a tomar as rédeas

      Feliz Natal Rita :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Day 1: Let's do this

Tudo e Coisa Nenhuma 2.0

Let go to the beach, let's go get away