Ambições | ACMA



O post de hoje está ligado ao projecto A Cultura Mora Aqui (ACMA). Este projeto pretende inundar a blogosfera de temas mais culturais, tentando fugir a temas como outfits, maquilhagem e outros relacionados com o mundo feminino, que inundam diariamente os nossos feeds. Assim, todos os meses os bloggers e youtubers que fazem parte deste projecto são desafiados a escrever/falar sobre um determinado tema. Este mês, o tema é Ambição!

Ambição era uma daquelas palavras que pouca relevância tinha no meu vocabulário. Uma palavra que nunca usaria para me descrever, pelo menos até há uns anos atrás.

Quando era mais nova, era bastante conformista; tinha aquela visão da minha vida muito linear e certinha, com tudo planeado. Contava tirar o meu curso, começar a trabalhar, casar, ter filhos, netos, bisnetos, uma vida pacata, sem grandes aventuras. Contava cumprir aquilo que, pensava eu, a sociedade esperava que eu cumprisse, desempenhando o meu papel sem o questionar. No entanto, à medida que caminhamos, fazemos escolhas que nos mudam, que nos abrem os olhos, que nos empurram, derrubam, levantam e que nos tiram da nossa zona de conforto. A vida encarrega-se de colocar no nosso caminho as pessoas certas nos momentos certos. Pessoas diferentes de nós. Com formas de ver o mundo completamente diferentes, com histórias que nunca pensámos ouvir.  Pessoas que nos fazem questionar. Pessoas que nos dão aquele empurrão de que às vezes precisamos, que nos abrem os olhos para o que nos rodeia. Passamos por experiências que nos mudam de uma forma que nunca esperámos mudar. Lentamente. Um dia de cada vez. E, de repente, a menina que tinha uma vida toda planeada pela frente decide deixar de fazer planos. Liberta-se dos "tens de" e começa a pensar "e se". Essa menina aprende a colorir fora das linhas e percebe que não faz mal. Afinal, é só papel. 

Cresci. Mudei. 

Hoje, não quero uma vida planeada para mim, mas por mim. Hoje, não quero uma vida by the book. Continuo a querer ter a minha própria casa, a minha própria família. Mas sei que quero muito mais que isso. Quero um trabalho que me realize, que me desafie, que me faça crescer e que puxe por mim. Quero uma vida cheia de imprevistos e improvisos, de aventuras. Quero viajar pelo mundo, ver sítios novos, pessoas novas, aprender tudo o que posso aprender, e voltar a casa, com fotografias, com memórias, com histórias para contar. Quero conhecer-me, quero conhecer-te. Quero trocar os "não acredito que nunca fiz isto" pelos "nem consigo acreditar que fiz isto!!". Quero ir.

E esta, para mim, é a minha maior ambição. Sair da minha zona de conforto. Reinventar-me todos os dias. VIVER.

"I did it all
I owned every second that this world could give
I saw so many places, the things that I did
Yeah with every broken bone
I swear I lived"
I lived - One Republic



[Sobre o projeto A Cultura Mora Aqui]

Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui - ou ACMA, para abreviar - tenciona trazer a cultura de volta à internet com temas bimestrais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para acma.cultura@gmail.com - aproveito para repetir que não vamos falar sobre outfits, maquilhagem, moda, etc, e que qualquer um de vós pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post, já podem seguir a página do ACMA no facebook e/ou ler a nossa revista digital.


Comentários

  1. Adorei esta publicação!
    É tão bom quando os nossos horizontes se alargam; quando preservamos certos desejos, mas com uma ambição maior. Porque a vida não é (nem tem que ser) a direito, há tantas curvas e caminhos alternativos incríveis, que nunca chegaríamos a conhecer se nos mantivéssemos na linha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário Andreia! Fico contente por saber que gostaste e concordo contigo. Há tanta coisa que nos espera quando saímos desse trajecto a direito! <3

      Eliminar
  2. r: Mais um motivo para vires matar as saudades :)

    ResponderEliminar
  3. Um post para abrir olhos, de certa forma. Nunca tive a minha vida planeada. Mudei imenso e hoje sei o que quero, e por mais que planeie sei que não tenho controlo sobre tudo e o que muitas vezes planeamos não dá certo porque não é o momento certo. Gostei do projeto! Interessante! Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Por vezes quanto mais se planeia mais as coisas correm de outra forma. O projecto é muito fixe mesmo. Obrigada pelo comentário! Beijinho*

      Eliminar
  4. Amei a iniciativa. É, sem dúvida, necessário falar mais sobre essas coisas fundamentais na vida.

    Beijinhos, D’A Vida De Diana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. O projecto é algo com que me identifico muito ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Day 1: Let's do this

Tudo e Coisa Nenhuma 2.0

Let go to the beach, let's go get away