#1 Diário de uma estagiária: A Espera

Outra finalidade que tinha para este blog era a de partilhar convosco a minha experiência enquanto estagiária. Para contextualizar, terminei o meu curso em Novembro do ano passado e agora sou "obrigada" a fazer um estágio profissional (tendo já passado por um ano de estágio curricular), para poder ter a minha cédula profissional. Então considerei que seria interessante dedicar alguns posts deste cantinho a esta minha experiência que vai ter tanto impacto na minha vida pessoal e profissional. Não só pela partilha da experiência mas para que daqui a uns anos possa rever estes momentos.
Tenho estado à espera do inicio do estágio para poder começar esta "Crónica", no entanto, considero que toda esta fase pré-estágio faz parte de toda a minha experiência de estágio e alguns de vocês poderão até estar na mesma situação.

Quando terminei o meu estágio curricular sentia-me super entusiasmada para começar a trabalhar. Adorei o  estágio, sinto que cresci imenso, adquiri muito mais competências do que teria antecipado e mudei enquanto pessoa. Sentia-me mais confiante e mais preparada para esta nova fase da minha vida e apesar de toda a gente falar da dificuldade de encontrar estágio profissional sentia-me confiante de que conseguiria tendo em conta que o meu estágio curricular foi bastante rico. 

Que ingénua.

Antes de ter diploma já me encontrava à procura de estágio, e claro de trabalho - porque vamos ser realistas, sabia que iria demorar, Enviei currículos para hospitais e para supermercados, para empresas e para lojas. O que eu queria era estar ocupada. Fazer alguma coisa.

Não consegui.

Estágios - "não temos vaga", trabalho - nunca obtive resposta. Tentei então voluntariado -"Neste momento não temos condições para aceitar mais voluntários.

E assim se passaram meses e meses (7!!!) até que surgiu a oportunidade de ir trabalhar para uma loja de roupa durante uma semana e meia, mais ou menos. Aceitei. Passei de não fazer nada em casa, a fazer muito pouco na loja, mas ao menos era qualquer coisa, sempre recebia um dinheirito. Comecei a trabalhar na loja a uma segunda-feira. Na terça-feira recebi um email da minha orientadora de estágio da faculdade a perguntar se estaria interessada no estágio x. Claro que sim!! Apesar de não ser a minha área de especialização sempre tive curiosidade por aprender mais e desenvolver-me noutras componentes da minha profissão. 

E assim fui a duas entrevistas. E fiquei.

Não imaginam o entusiasmo! A vontade de começar! O alívio de ter conseguido arranjar algo!

O problema é que o entusiasmo foi desvanecendo.... e desaparecendo.... e começou a ser substituído por um grande sentimento de frustração. Isto porque o estágio será comparticipado pelo IEFP. E como tal precisa do aval do IEFP, do qual estou à espera há 3 meses. Sem poder trabalhar! Sim, porque para ser elegível para o estágio tenho de estar inscrita como desempregada, onde? No IEFP. 

É incrível a quantidade de tempo que estes processos demoram. Terminei o meu curso há quase 1 ano e ainda não comecei estágio profissional. E no meio disto tudo, sou uma das poucas sortudas que tem a sorte de estar a aguardar aprovação do estágio, sendo que a maioria dos meus colegas ainda procura um local!

Por isso, Keep calm, respira fundo e bora lá!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Day 1: Let's do this

Tudo e Coisa Nenhuma 2.0

Let go to the beach, let's go get away