O que fazer quando não há nada para fazer

Penso que todos (ou quase todos) passamos por aquela fase no inicio, meio e fim do ano de estudos ou trabalho em que pensamos "Fogo nunca mais estou de férias! Quando estiver de férias não vou mexer uma palha, vou só ficar de papo para o ar o tempo todo". E daí as férias chegam... e é tudo muito fixe na primeira semana vá, mas depois começa a monotonia, o não ter nada para fazer e a malta começa a querer bater com a cabeça nas paredes. No meu caso que tenho estado à procura de trabalho nos últimos meses essa fase do "que fixe, finalmente posso descansar" já passou há imenso tempo. Para tentar lutar contra aquela loucura tenho feito essencialmente estas 5 coisas:

1 Fazer aquelas coisas que tenho andado a adiar:

Há uma série de coisas que temos tendência para ir adiando e não há melhor altura para as fazer do que agora: seja tirar a carta, pôr projectos em prática, criar o tal blog, ou até mesmo marcar aquele tal café do "havíamos de combinar qualquer coisa um dia destes".

2 Pôr as séries, filmes, leitura em dia:

E aquele filme que ando para ver à tanto tempo? Aquele livro que já comprei na Feira do Livro de 2015 e ainda está na prateleira? As séries que ficaram a meio? 


3 Aproveitar todas as oportunidades:

Existem alturas em que até uma ida ao supermercado é a oportunidade perfeita só para sair um bocado de casa, ver outras pessoas, respirar um bocado de ar puro. A resposta às perguntas "queres ir...?" são sempre automaticamente "Sim!", seja à praia, ao cinema, seja ver aquele concerto no café x, ou ir ao sitio y porque vai acontecer lá qualquer coisa que nem sabemos muito bem mas nem interessa. O importante é fazer, sair, aproveitar para não se cair naquela espiral do "hoje não, nem amanhã, nem depois"! A verdade é que quanto menos se faz menos apetece fazer e por isso é preciso contrariar esta tendência.


4 Cuidar de mim

Isto é algo que se deve fazer o ano inteiro!! Sabe bem tirar um tempo para cuidar de nós, seja ir ao cabeleireiro, arranjar as unhas, ou coisas super simples como tomar um bom banho, tirar um bocadinho para hidratar o cabelo, o corpo. 
Desde que estou em casa tenho tirado vários bocadinhos para mim. Comecei a fazer exercício físico, tiro sempre um bocadinho para tratar da minha pele (esfoliar, hidratar, etc),e do meu cabelo, e, comecei a arranjar-me mais (para mim!) , a maquilhar-me, a vestir aquela roupa que me faz sentir bem, aqueles sapatos de salto alto que acho sempre que "se calhar não vale a pena usar para ir só ali" - e é que penso que faz muita diferença na forma como nos sentimos!


5 Arrumar!
Pois é malta, quando não se tem nada para fazer até arrumar se torna apelativo! Além disso sabem aquelas coisas que se têm vindo a acumular? Aquela roupa que já nem se usa há anos mas continua no roupeiro? Os cadernos da primária que continuam nas gavetas! É a altura ideal para se dar uma grande volta à casa. Deitar fora (e quem diz deitar fora diz reciclar, doar..) o que não se usa, desocupar espaço! Ainda estou a meio desta fase mas acreditem que a diferença que sinto é já imensa! Sinto que o meu quarto estava já mega sobrecarregado e ocupado e neste momento sinto uma leveza enorme, sinto-me bem melhor naquele espaço. É incrível a diferença que faz!

Comentários

  1. E quando não apetece fazer o que se deve fazer? Estou nessa fase... Bom post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim o que resulta nesses casos é recompensar-me de alguma forma por ter cumprido o dever. Por exemplo quando ainda estava a estudar pensava "ok agora vou ler até à pagina x e depois vejo um episódio de uma série que goste". Quando estive a estagiar e chegava a casa e ainda tinha tarefas também procurava sempre tirar um bocadinho para mim, para actividades de lazer. Se não, pelo menos para mim é ainda mais difícil e a motivação começa a ser cada vez mais escassa! Boa sorte para esta fase e obrigada pelo comentário :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Day 1: Let's do this

Tudo e Coisa Nenhuma 2.0

Let go to the beach, let's go get away